deguste_praca-da-aguia

Com gosto de tradição

Os pesquisadores que procuram traçar a história da introdução da cerveja no Brasil sabem que a cidade de Petrópolis foi palco importante, em pleno século XIX, para a implantação da então incipiente indústria cervejeira no País. Naquela época, eram vários os pontos de produção de cerveja, principalmente caseira, estabelecidos na recém-construída Cidade de Pedro – introduzidos pelos colonos alemães que aqui se fixaram. Logo apareceram os pontos de produção comerciais, entre eles uma fábrica inaugurada em 1853 que se tornaria, em 1898, a Cervejaria Bohemia (que, como todos sabem, produz cerveja até os dias atuais e é uma das atrações turísticas da cidade). Não é à toa que Petrópolis comemora a cultura cervejeira, que faz parte da sua história e economia desde os tempos do Império, com atrações como o Circuito Cervejeiro de Petrópolis.

Mais recentemente, pensando em divulgar a tradição cervejeira artesanal e promover a fabricação de pequenos produtores locais e de outras cidades, foi criada a Deguste Petrópolis. A feira gastronômica, que acontece no primeiro sábado de cada mês, é a oportunidade perfeita para os apreciadores da boa cerveja provarem, com os amigos, novos e exóticos sabores, artesanais e industrializados. O espaço gourmet que integra a atração é responsável por combinar a culinária com a bebida e conta com uma boa variedade de pratos em seus restaurantes, pastelarias, food trucks e food bikes. O entretenimento familiar também foi pensado e o evento conta com um espaço interativo para as crianças e os adultos se divertirem enquanto curtem o som das bandas convidadas.

Mesmo quem não aprecia cerveja vai curtir o cenário da feira, que é realizada na icônica Praça da Águia, bem em frente ao Palácio Amarelo, em pleno Centro Histórico.